Resenha: Atmosfera Fantasma - Vol. 1
Esse foi o livro que levou a Editora Círculo Soturnos para uma nova fase. Antes, dedicada somente à poesia, a editora da coruja trouxe para seu catálogo um novo projeto, e inovou com o lançamento do primeiro volume de Atmosfera Fantasma – uma antologia de contos de terror com a participação de diversos autores nacionais contemporâneos.
A ideia começou com a realização de um teste: três livros, cada um com uma temática dentro do tema terror. Foram lançados um volume com contos sobre assombrações, outro com contos sobre criaturas e psicopatas, e outro com contos sobre maldições. Os três volumes são raros, e a editora não os publica mais. Então houve uma nova organização, selecionando os melhores contos dos três livros, e assim criando um volume único de 220 páginas – A antologia Atmosfera Fantasma, Volume 1, publicada em 2019.
Deste livro destaco os contos O lençol, de Mario Carneiro Jr.; Monstro & Monstros, de Igor Spiel; O líder ainda está vigiando, de Hermínio Neto; e Pedido para um ídolo, de Old Folk. Mas um conto que realmente me surpreendeu foi Aborto rastejante, de Pedro Coppola. Aliás, o retorno positivo de muitos leitores em relação a esse conto também foi algo que se destacou nessa antologia.
Também teve um conto que se destacou posteriormente, pela narração e performance do Canal Contos de Pandora, com a atriz Malu Paixão. O conto Pugna Acrônica, de Moacir Saraíba, fala sobre preconceito usando elementos de terror.
Os temas são variados, e os autores falam sobre diversos assuntos dentro do terror. O nome da antologia foi baseado no programa Atmosfera Fantasma, da Soturna Sintonia Webradio, que é um programa que toca músicas de terror e narrações de contos assustadores e lendas urbanas.

A edição do livro ficou maravilhosa. Uma publicação com capa simples, mas com arte gráfica muito bonita, e uma diagramação com ilustrações na dose certa para cada conto.
Atmosfera Fantasma é um dos livros com mais marcações de “produtos desejados” na loja virtual da editora, e é altamente recomendado para os leitores que não querem ficar de fora do que anda sendo publicado dentro da literatura de terror nacional contemporânea.
