Resenha: Atmosfera Fantasma - Vol. 1

Esse foi o livro que levou a Editora Círculo Soturnos para uma nova fase. Antes, dedicada somente à poesia, a editora da coruja trouxe para seu catálogo um novo projeto, e inovou com o lançamento do primeiro volume de Atmosfera Fantasma – uma antologia de contos de terror com a participação de diversos autores nacionais contemporâneos.


A ideia começou com a realização de um teste: três livros, cada um com uma temática dentro do tema terror. Foram lançados um volume com contos sobre assombrações, outro com contos sobre criaturas e psicopatas, e outro com contos sobre maldições. Os três volumes são raros, e a editora não os publica mais. Então houve uma nova organização, selecionando os melhores contos dos três livros, e assim criando um volume único de 220 páginas – A antologia Atmosfera Fantasma, Volume 1, publicada em 2019.

Deste livro destaco os contos O lençol, de Mario Carneiro Jr.; Monstro & Monstros, de Igor Spiel; O líder ainda está vigiando, de Hermínio Neto; e Pedido para um ídolo, de Old Folk. Mas um conto que realmente me surpreendeu foi Aborto rastejante, de Pedro Coppola. Aliás, o retorno positivo de muitos leitores em relação a esse conto também foi algo que se destacou nessa antologia.

Também teve um conto que se destacou posteriormente, pela narração e performance do Canal Contos de Pandora, com a atriz Malu Paixão. O conto Pugna Acrônica, de Moacir Saraíba, fala sobre preconceito usando elementos de terror.


Os temas são variados, e os autores falam sobre diversos assuntos dentro do terror. O nome da antologia foi baseado no programa Atmosfera Fantasma, da Soturna Sintonia Webradio, que é um programa que toca músicas de terror e narrações de contos assustadores e lendas urbanas.


A edição do livro ficou maravilhosa. Uma publicação com capa simples, mas com arte gráfica muito bonita, e uma diagramação com ilustrações na dose certa para cada conto.

Atmosfera Fantasma é um dos livros com mais marcações de “produtos desejados” na loja virtual da editora, e é altamente recomendado para os leitores que não querem ficar de fora do que anda sendo publicado dentro da literatura de terror nacional contemporânea.




19 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo

Aos diabos!